A análise da
Matriz SWOT é uma ferramenta essencial para uma organização, pois é através
dela que a empresa consegue ter uma visão clara e objetiva sobre quais são suas
forças e fraquezas no ambiente interno e suas oportunidades e ameaças no
ambiente externo, dessa forma com essa análise os gerentes conseguem elaborar
estratégias para obter vantagem competitiva e melhor o desempenho
organizacional.
Vejamos
agora como alguns pensadores definem a análise SWOT:
Segundo Chiavenato e Sapiro (2003), sua
função é cruzar as oportunidades e as ameaças externas à organização com seus
pontos fortes e fracos. A avaliação estratégica realizada a partir da matriz
SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva.
Trata-se de relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo
com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização. As
quatro zonas servem como indicadores da situação da organização.
É uma ferramenta usada para a realização de
análise de ambiente e serve de base para planejamentos estratégicos e de gestão
de uma organização. A SWOT serve para posicionar ou verificar a situação e a
posição estratégica da empresa no ambiente em que atua (MCCREADIE, 2008).
Para Martins (2006), a análise SWOT é uma das
práticas mais comuns nas empresas voltadas para o pensamento estratégico e
marketing, é algo relativamente trabalhoso de produzir, contudo a prática constante
pode trazer ao profissional uma melhor visão de negócios, afinal de contas, os
cenários onde a empresa atua estão sempre mudando.
A análise SWOT é uma ferramenta utilizada
para fazer análises de cenário (ou análises de ambiente), sendo usada como base
para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização. É um sistema
simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no
ambiente em questão (DAYCHOUW, 2007).
Nenhum comentário:
Postar um comentário