terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Introdução a matriz BCG

A ferramenta de mensuração e análise de posicionamento e oportunidades de determinada linha de negócio, denominada Matriz BCG, foi desenvolvida pelo fundador da empresa de consultoria empresarial americana BCG (Boston Consulting Group), em meados de 1970. Segundo Brune Henderson, sua implementação se deu pela necessidade de analisar o portfólio de produtos e representar o envolvimento da empresa com os fatores internos e externos.
  A matriz é composta por 4 quadrantes localizados em um diagrama com o eixo “X”, representando a participação relativa de mercado da Unidade de Negócios, e o eixo “Y”, com a taxa de crescimento do mercado em que a unidade atua.
  A linha que corta a matriz no eixo vertical é definida em 10% do crescimento real (crescimento médio do mercado). O eixo horizontal por sua vez, representa a participação relativa de mercado (também conhecida como Market share) de cada um dos negócios ou produtos da organização. Para esta escala a base é a logarítmica, sendo que o ponto intermediário possui valor unitário (1,0). Quanto maior a participação de mercado de um produto, ou quanto mais rápido ele cresce, melhor para a empresa.
  Os produtos devem ser posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante:
  O quadrante superior esquerdo compreende as estrelas, stars. Crescem rápido e por isso exigem grandes investimentos. Também, porque são líderes no mercado, geram receitas. Ficam frequentemente em equilíbrio quanto ao fluxo de caixa.
  O quadrante inferior esquerdo compreende os produtos chamados cows, as Vacas Leiteiras ou Geradores de caixa. O crescimento de mercado é baixo, e por isso também não são necessários grandes investimentos. No entanto, a participação no mercado é alta e por isso a geração de caixa também.
  O quadrante inferior direito engloba os produtos chamados de Pets, Animais de Estimação. Tanto a participação no mercado, quanto o crescimento de mercado são baixos. Devem ser evitados na empresa, porque mesmo quando as vezes geram receitas, são netos gastadores de caixa.
  Produtos no quadrante superior direito são chamados de Question Marks, Interrogações. São realmente armadilhas. As suas necessidades de caixa são enormes por causa do crescimento acelerado. Geram pouca caixa porque a participação no mercado e muito baixa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário